terça-feira, 3 de abril de 2012

OBESIDADE! VOCÊ PODE VENCER ESSE MAL!

Mas o que é mesmo a obesidade?



A obesidade é uma das enfermidades metabólicas mais antigas que existe e que está intimamente ligada a um aumento na incidência de doenças cardiovasculares, dislipidemias, hipertensão arterial sistêmica, diabetes, entre outras.

Estudos mostram que os índices de obesidade tendem a aumentar tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Hoje essa enfermidade ganha proporções de epidemia mundial, sendo que 50 a 60% da população da América do Norte pode ser classificada como tendo sobrepeso e desse percentual 35% dos americanos são obesos.



Como se chega à obesidade?

A obesidade, na grande maioria das vezes, se desenvolve sem que uma doença primária seja identificada, mas por causa do desequilíbrio do balanço energético, ou seja, a ingestão calorica é maior que o gasto.



Como saber se esta obeso?

Para verificar os níveis de obesidade, atualmente, são usados o peso e a altura para a determinação clínica. O grau de sobrepeso pode ser expresso de diversas formas, sendo o mais útil, a relação que corrige o peso pela altura conforme descrita por Quetelet, indicando o índice de massa corpórea (IMC), sendo a relação entre peso em quilogramas e estatura medida em metros elevada à segunda potência.

A medida do IMC não quantifica a gordura corporal, levando em consideração apenas o peso e não a composição corporal do indivíduo. Sendo assim, uma pessoa com uma quantidade de massa muscular e pouca gordura corporal, pela medida do IMC, pode ser considerado obeso ou com sobrepeso.

Para melhor verificar o nível de obesidade e diminuir a possibilidade de erros, a melhor forma é determinar a composição corporal, o que pode ser feito através de: densitometria de dupla captação (DEXA), água duplamente marcada, pesagem hidrostática, bioimpedância elétrica.

A gordura visceral também deve ser levada em consideração, pois pode aumentar o risco de hipertensão arterial, hiperlipemia e diabetes melito tipo II, sendo considerados elevados os valores maiores que 102 cm para homens e 88 cm para mulheres, medida verificada na região abdominal.



Como evitar ou combater a obesidade?

O combate à obesidade, por muitas vezes, é um processo difícil porque envolve, não só hábitos alimentares, mas na maioria das vezes, também o fator psicológico. No entanto, com a ajuda de um programa de treinamento adequado e um déficit na quantidade de calorias ingeridas, o quadro pode ser revertido ou evitado.

É importante dizer que, a atividade física é uma grande aliada para o emagrecimento, mas só ela não é capaz de fazer você perder peso. Sem um balanço energético negativo, ou seja, a ingestão de menos calorias do que se gasta, o processo pode se tornar mais difícil, e possivelmente fracassado.


Que atividades uma pessoa obesa pode fazer?

Dependendo do grau de obesidade, o indivíduo pode ter dificuldade em fazer até as atividades da vida diária, e isso pede alguns cuidados na execução dos exercícios físicos. Contudo, não precisa se desanimar, pois há várias atividades que podem ser feitas, usando níveis de intensidade e volume adequados para cada pessoa, entre elas: nadar, caminhar, atividades na água que tem baixo impacto, musculação, dançar, entre outras.

É importante que se tenha um profissional habilitado na área de educação física e com experiência com esse grupo de pessoas para evitar problemas.



Se gostou da postagem, compartilhe. Você também pode curtir nossa página no facebook ou se tornar um membro do blog.



Postado por: Odiléia Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário